Os autores Donahoo, Pfeifer e Lai (2022) investigam como nosso cérebro responde para palavras expressivas do tipo palavrão quando essas são inseridas em sentenças como 'O cachorro danado fez xixi no sofá'. Eles se perguntam se palavrões (como danado, m%$rda, etc.) entram em composição semântica: imediatamente (i.e. droga de cachorro )?; ou se têm um escopo mais global sobre a situação como todo (i.e. Que droga, o cachorro fez xixi no sofá)? A partir das evidências do artigo, os autores sugerem que os adjetivos expressivos não entram no processo combinatório local, como ocorre com os descritivos (i.e. cachorro preto), mas estão envolvidos em uma estratégia wait-and-see, na qual aguardam o final da sentença para que o parser decida se o item modificado é o nome ou a sentença como um todo.
Na Figura acima, são mostradas as médias dos ERPs em μV na posição de adjetivo para as três condições (expressivos, descritivos e pseudopalavras), nos grupos de canais frontal e posterior. Os valores foram plotados ao contrário (positivo para baixo). As pseudopalavras elicitaram um pico negativo significativamente maior que as outras duas condições no intervalo entre 300 e 500ms, nos canais frontais, caracterizando um N400 maior; nessa região, as outras duas condições não apresentaram diferença significativa entre si. Os adjetivos expressivos, por sua vez, elicitaram uma saliência positiva significativa se comparados às outras duas condições nos canais posteriores, no intervalo entre 500 e 650ms, sendo interpretados como um LPC maior; nessa região, as outras duas condições não apresentaram diferença significativa entre si.
Os autores interpretam o N400, como efeito relacionado ao esforço cognitivo para a combinação semântica, enquanto o LPC refletiria emocionalidade e processamento de estímulos de cunho social; esse componente está associado à pragmática e sua resposta é um índice da significância socio-emocional.
Parece, então, que o valor de 'choque' pela expressividade do palavrão é reduzida no contexto sentencial, no qual o ouvinte primeiro aguarda para saber de que ser trata essa bulbúrdia toda!
Leia mais sobre os aspectos metodológicos desse artigo.
Referência:
Cursed Concepts: New insights on combinatorial processing from ERP correlates of swearing in context Brain and Language ◽ 10.1016/j.bandl.2022.105079 ◽ 2022 ◽ Vol 226 ◽ pp. 105079
Author(s): Stanley A. Donahoo ◽ Valeria Pfeifer ◽ Vicky Tzuyin Lai
Comments