Potenciais relacionados a eventos (Event Related brain Potentials - ERPs) são extraídos de gravações contínuas de eletroencefalograma (EEG), nas quais o início da apresentação do estímulo é marcada de modo que o sinal possa ser segmentado para o estudo de respostas neurofisiológicas a estímulos.
Segmentos são adicionados a esses estímulos e há o cálculo da média desses segmentos por condição experimental para que elas possam ser comparadas para efeito de condição experimental. Essa medida é feita através da comparação de amplitudes (voltagem) e latência (momento máximo de um pico em milissegundos) em um certo intervalo de tempo. Sendo assim, um componente N400 é um pico de amplitude negativa que ocorre aproximadamente 400 milissegundos após o início do estímulo, e o efeito P300 é um pico positivo que ocorre aproximadamente 300 milissegundos após o início do estímulo.
SOTO, M.; MANHÃES, A.G. Morphological priming resists language and modality
switching in late Dutch-Brazilian Portuguese bilinguals. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.25, n.3, p. 1717-1766, 2017
Kommentare